Conheça minha história.
DA ARTE PARA SAÚDE
Após dez anos estudando música (Bateria), tocando profissionalmente e vivendo o ambiente artístico, o diagnóstico de hérnia discal lombar fez surgir à necessidade de mudanças. Neste momento, percebi que precisaria de uma nova profissão.
Em março de 2005, após cirurgia realizada na coluna lombar e total recuperação, ingressei no curso pré-vestibular oferecido pela Pastoral Afro-brasileira da Paróquia São Brás no bairro de Plataforma, subúrbio ferroviário de Salvador (pré-vestibular Coequilombo). Neste período, fazia parte da equipe de natação Master da AAB (Associação Atlética da Bahia), participava de algumas competições de maratonas aquáticas e começava a me interessar pelo mundo da Educação física.
No mês seguinte, após diversas conversas com meu treinador, cheguei a conclusão que queria ser professor de natação. Sendo assim, resolvi prestar vestibular para Educação Física na FSBA (Faculdade Social da Bahia).
O NOVO MUNDO (GRADUAÇÃO)
Em maio de 2005, após a aprovação no vestibular, um novo desafio começou.
Durante os primeiros semestres de curso, continuei com o objetivo de ser professor de natação, porém, me encantava a cada semestre com o curso e as diversas possibilidades de atuação. Por diversas vezes pensei em seguir para o caminho da licenciatura e atuar no ensino básico, porém, não criei bloqueios com outras áreas de atuação.
Ao chegar no 4º semestre, era necessário que o aluno escolhesse entre licenciatura plena ou bacharelado. Neste momento, optei em seguir a grade curricular da licenciatura plena. No 5º semestre, ao perceber que queria seguir a carreira acadêmica e atuar no ensino superior, me deparei com a necessidade de me vincular a um grupo de pesquisa. Para isto, me submeti a seleção para o grupo de pesquisa do exercício físico (LAPEX), coordenado pelo Prof. Dr. Cláudio César Zoppi. Entretanto, optei por participar de outro grupo de pesquisa, liderado pela Dra. Ana Marice Ladeia.
Nesse mesmo período fui aprovado na seleção para bolsistas PIBIC (Programa institucional de bolsas de iniciação científica) e finalizei o mesmo dentro do prazo estabelecido.
Apesar do meu interesse na vida acadêmica continuar crescendo, continuei ativo no ambiente esportivo, podendo atuar como estagiário nas aulas de natação infantil no colégio ISBA (Instituto Social da Bahia), e como atleta amador, participando do campeonato baiano de maratonas aquáticas. Além disso, participei do curso de formação de árbitros de natação, organizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e atuei como árbitro em competições locais e regionais.
Em 2009 defendi o trabalho de conclusão de curso (monografia) intitulado “Efeito da suplementação aguda de aminoácidos de cadeia ramificada sobre o desempenho no exercício intervalado”, e conclui o curso de Educação Física (Licenciatura plena).
A ESPECIALIZAÇÃO E O APERFEIÇOAMENTO
Após o termino da graduação, dei início ao curso de formação em Pilates, porém, sentia a necessidade de obter mais conhecimento e titulação. Sendo assim, em 2010, iniciei o curso de especialização em Fisiologia do exercício – Prescrição do exercício, pela Universidade Gama Filho. Ainda em 2010, participei do curso de reabilitação cardíaca oferecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-BA).
Durante este período, ser membro de um grupo de pesquisa me deu a oportunidade de apresentar e publicar diversos trabalhos em congressos locais, regionais, nacionais e internacionais, tais como: Simpósio de Saúde Pública da Região Sudoeste; Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia; Congresso Brasileiro de Cardiologia; World Congress on Heart Disease.
Em dezembro de 2011, defendi o trabalho intitulado “Eficiência da utilização de aminoácidos de cadeia ramificada como recurso ergogênico no exercício de endurance – Revisão sistemática” e me titulei especialista em Fisiologia do Exercício – Prescrição do Exercício.
Durante o período que me especializava, trabalhei como treinador pessoal (Personal training) e no ano de 2011 fui contratado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) para atuar no Programa de Educação Física e Saúde da Bahiana.
O MESTRADO
Em janeiro de 2012, me submeti à seleção para o mestrado em Medicina e Saúde Humana da EBMSP e fui aprovado.
Cursar o mestrado foi um sonho que se realizou, uma experiência única. Poder conviver com profissionais de outras áreas e trocar experiências sobre o ambiente acadêmico-científico foi primordial para meu crescimento profissional.
Neste período, participei dos eventos promovidos pela EBMSP (Mostra Científica e Cultural e Fórum Pedagógico), publiquei artigos em periódicos científicos e site relacionado à saúde.
A partir deste momento, fui convidado a palestrar em eventos diversos, tais como: I Simpósio de Nutrição e Atividade Física; 25º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia; I Saúde em Foco.
Em março de 2014, defendi minha dissertação de mestrado intitulada “Comparação dos efeitos dos treinamentos contínuo e intervalado sobre a resposta inflamatória de mulheres com obesidade central”, orientado pela Dra. Ana Marice Ladeia.
DOCÊNCIA
Em 2013, participei da concepção e assumi o cargo de vice-coordenador do curso de especialização em Fisiologia do Exercício Clínico, oferecido pela EBMSP. Associado ao surgimento do curso foi criado uma linha de pesquisa em Fisiologia do Exercício e passei a fazer parte da mesma. Esta linha é vinculada ao grupo de pesquisa Neuromusculoesquelético da EBMSP e gerou publicações no 25º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte e 25º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia.
Em fevereiro de 2014, fui convidado a lecionar em instituição de ensino superior, assumindo algumas disciplinas do curso de Educação Física (licenciatura e Bacharelado).
Em abril de 2014, concorri pela primeira vez como orientador ao edital de seleção para bolsas de iniciação científica (Fapesb) pela EBMSP, e obtive êxito, podendo contemplar com bolsa de iniciação científica uma aluna de graduação em medicina.
Após essas conquistas, continuei atuando como docente/orientador na graduação, pós-graduação e como educador físico na área da saúde/fitness.
Entretanto, faltava algo na minha carreira, o doutorado!
O DOUTORADO
Após o termino do mestrado, resolvi que precisava dar um tempo na formação acadêmica, estava esgotado. Entretanto, ficou aquela sensação que estava faltando algo.
No ano início de 2016 caiu a ficha e percebi que precisava terminar minha formação, precisava ingressar no doutorado. Me preparei para fazer o projeto e ingressar no início de 2017, porém, por coincidência, no mês de março recebi um convite para participar de um projeto de pesquisa e que esse projeto iria ser meu projeto de doutorado. Aceitei imediatamente!
Era o que eu estava precisando, e pra estudar algo que eu queria, o uso de esteróides anabólicos androgênicos.
No mês de agosto, ingressei no fluxo contínuo do programa pós graduação em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e saúde Pública como doutorando.
Foram longos anos de muito trabalho, muita dedicação e muito estudo. Por hora, estou aguardando os trâmites burocráticos para realizar a defesa da tese e obter o título de doutor, que infelizmente foi adiado por conta da pandemia que vivemos em 2020.
ATUALMENTE
Depois de tantos anos me dedicando a vida acadêmica, aos estudos, ao ensino superior e aos alunos de personal training, percebi que podia ir além, poderia ajudar mais pessoas.
Por conta disso resolvi criar canais de comunicação com as pessoas, criar alguma forma de ajudar as pessoas a mudarem de vida, a terem saúde.
Foi então que resolvi me dedicar ao mundo virtual, as consultorias online de treino e aos meus canais do Youtube.
Agora consigo passar meu conhecimento para mais pessoas!